terça-feira, 27 de março de 2012

Campanha - "Fechar Escola é crime"


Fechar Escola é Crime

Canção
Quando se fecha uma escola
O conhecimento chora
Ignorância fica em primeiro lugar
Vai se alastrando como praga em plantação
Vai
separando a arte da educação

Fechar escola é crime
Vamos gritar
É do Estado essa responsabilidade
É uma conquista
é um direito adquirido
A sociedade tá alerta
E vai cobrar

Lá vai Joãozinho
Lá vai Maria
Felicidade é ter escola todo dia
Tem brincadeira tem alegria
Aprendizado vira flor de poesia
Zé Pinto

Fechar Escola é Crime
Poema
Fechar Escola é Crime
Já viu tamanha verdade?
O mundo de quem oprime
Não soletra liberdade
Quando se entende a Escola
Em toda sua dimensão
Sonho, arte e compromisso
Nos trilhos da construção
Se entende de antemão
É construção de sujeitos
E não qualquer construção
São crianças brasileiras
São sujeitos de direitos
E muito mais que esmola
Direito de ter escola
E de levar na sacola
Sede de conhecimentos
A campanha está lançada
Vamos virar este jogo
Estudo não só pro ricos
Mas pra quem nasceu do povo
Educação é o caminho
Então fechar escola é crime
E quem fechou é criminoso
Zé Pinto

“O fechamento das escolas no campo nos remete a olhar com profundidade que o que está em jogo é algo maior, relacionado às disputas de projetos de campo. Os governos têm demonstrado cada vez mais a clara opção pela agricultura de negócio – o agronegócio – que tem em sua lógica de funcionamento pensar num campo sem gente e, por conseguinte, um campo sem cultura e sem escola”, afirma Erivan Hilário, do Setor de Educação do MST.

O fechamento das escolas no campo nos remete a olhar com profundidade que o que está em jogo é algo maior, relacionado às disputas de projetos de campo. Os governos têm demonstrado cada vez mais a clara opção pela agricultura de negócio – o agronegócio – que tem em sua lógica de funcionamento pensar num campo sem gente e, por conseguinte, um campo sem cultura e sem escola.
Nesse sentido, os camponeses e os pequenos agricultores têm resistido contra esse modelo que concentra cada vez mais terras e riqueza, com base na produção que tem como finalidade o lucro. Nessa lógica, os camponeses são considerados como “atraso”. Por isso, lutar contra o fechamento das escolas tem se constituído como expressão de luta dos camponeses, de comunidades contra a lógica desse modelo capitalista neoliberal para o campo.
A Campanha contra o fechamento das Escolas do Campo tem como primeiro grande objetivo fazermos um amplo debate com a sociedade, tendo em vista a educação como um direito elementar, consolidado, na perspectiva de que todos possam ter acesso. O que precisamos fazer é justamente frear esse movimento que tem acontecido, do fechamento das escolas do campo, sobretudo no âmbito dos municípios e dos estados.
Pensar isso significa garantir esse direito tão consolidado no imaginário social, como uma conquista social à educação, garantir que as crianças e os jovens possam se apropriar do conhecimento historicamente acumulado pela humanidade, que esse conhecimento esteja vinculado com sua prática social e que, sobretudo, esse conhecimento seja um mecanismo de transformação da vida, de transformação para que ela seja cada vez mais plena, cada vez mais solidária e humana.
Fonte: Documento Nacional - MST - Contra o fechamento de Escolas do Campo

Companheiros e companheiros, vamos intensificar e massificar esta luta, que é de todos e todas, brasileiros e brasileiras do campo e da cidade. Participe desta campanha, envie para os seus contatos no email, facebook e demais meios eletrônicos...
comitedeedu.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário